Notícia

Como alinhar tecnologia à estratégia de negócios


Como alinhar tecnologia à estratégia de negócios

Alinhamento é essencial em empresas com crescimento acelerado

Sempre foi um diferencial para toda e qualquer empresa, grande, média ou pequena, o investimento em tecnologia. Desde a criação das primeiras ferramentas fabris, a tecnologia otimiza tempo, acelera a produtividade, melhora a qualidade, gera novas oportunidades, e ajuda a tomar decisões mais certeiras. Nos dias atuais, o Chief Information Officer, ou CIO, tem o desafio de aumentar o faturamento da empresa e reduzir custos, definindo prioridades para os negócios com base em informações internas e externas. “Manter os sistemas funcionando é importante, mas os CIOS devem estar sintonizados com todo seu ambiente, tanto interno quanto externo,para garantir que os investimentos adequados em Tecnologia sejam feitos no momento certo para dar suporte à estratégia da empresa”, afirma Pablo Coelho, sócio da Produtiva, empresa especializada em soluções de tecnologia.

De acordo com Coelho, deveexistir um alinhamento principalmente em empresas que crescem rapidamente, nas quais os investimentos em Tecnologia podem impulsionar esse crescimento. A Automação de Serviços Profissionais(PSA), por exemplo, permite que as empresas tenham um entendimento informado sobre seu ambiente e recursos, possibilitando que comuniquem isso e todas as decisões posteriores às partes interessadas. “Parceiros de negócios podem entrar em acordo sobre o melhor uso dos recursos disponíveis e finitos: tanto humanos quanto financeiros”, explica o empresário.

No mercado, é comum ver empresas utilizando o software Changepoint. O programa gerencia processos de negócios críticos dos clientes e permite que equipes de serviços profissionais de TI ofereçam mais valor, façam decisões de negócios mais inteligentes e conquistem novas eficiências, operando com forte perspicácia financeira.

O software, que é líder de mercado, conta com automação de serviços profissionais e gerenciamento de portfólios dos projetos utilizados por empresas líderes de tecnologia e organizações de TI com foco em serviços de todo o mundo.

“O Changepoint ajuda as organizações de TI a alinhar os investimentos às estratégias de negócios, melhora a eficácia organizacional, aprimorar a qualidade e a eficiência da prestação de serviços de TI e proporcionar aos executivos uma visibilidade real de todos os níveis da organização”, explica Coelho.

Segundo o especialista, o cliente consegue ter visibilidade e controle em uma única solução. “Essa visão consolidada permite que o gestor tome decisões sobre despesas e recursos de maneira mais consciente e informar melhor às partes interessadas as necessidades e valores do negócio”, diz.

Coelho explica 8 modos que o software pode ajudar a gestão da sua empresa:

  • Oferece visibilidade dos projetos, dos recursos e da saúde do portfólio de projetos;
  • Permite que a TI seja considerada um parceiro de negócio de valor, e não um centro de custo;
  • Gerencia todos os recursos de forma eficiente e econômica;
  • Equilibra os investimentos em TI com relação ao tamanho, risco e retorno esperado;
  • Ajuda a TI a usar a tecnologia para inovar, demonstrando o valor do negócio;
  • Ajuda a TI a acompanhar a instabilidade das demandas, ajustando as expectativas internas;
  • Oferece melhor controle para visualizações mais coerentes e consolidadas do projeto;
  • Ajuda a gerenciar o crescimento do portfólio de aplicativos.