Notícia

Conheça vantagens do outsourcing para sua empresa


Conheça vantagens do outsourcing para sua empresa

Conheça vantagens do outsourcing para sua empresa

Terceirização estratégica proporciona crescimento empresarial em curto espaço de tempo.

Outsourcing é a terceirização estratégica de setores importantíssimos para uma empresa, como sistemas de informação, TI, vendas e até controle financeiro.

Além de todas as vantagens presentes em qualquer outra terceirização de equipe, como redução de custo operacional, redução de risco trabalhista e ganho de competitividade por alocação de profissionais especializados, o outsourcing leva algo a mais para a empresa contratante.

A principal vantagem do outsourcing é prover soluções focadas no core business de cada empresa, ou seja, ganho de conhecimento específico por meio da transferência de áreas importantes de seu negócio para quem realmente entende do assunto.

“O outsourcing da Produtiva, por exemplo, permite que a área de TI da empresa contratante passe por um processo de transformação estratégica, com recursos para produtividade em nuvem, comunicação, treinamentos e educação à distância”, explica Kenia Teixeira, diretora da Produtiva, empresa desenvolvedora de plataformas EAD e outras tecnologias.

A Produtiva ainda foca em ações de endomarketing que buscam incentivar o funcionário para que todo o trabalho faça sentido para ele e para a empresa. Veja mais vantagens neste video:

 

Como acertar no processo de outsourcing

Se você tem dúvidas sobre como saber qual é a hora certa para o outsourcing de sua empresa, é hora de analisar como andam os processos internos de vendas, marketing e tecnologia da informação.

Você conhece as fraquezas e as forças de sua empresa? O que tornaria seus processos ainda mais produtivos? Outsourcing é uma maneira rápida para transformar as fraquezas em forças, otimizando processos e conduzindo sua empresa para o sucesso.

É importante também alinhar suas expectativas à empresa contratada (terceirizada). Trabalhem em conjunto com um mesmo objetivo para que os resultados surjam antes mesmo do esperado.

Sempre busque referências antes de contratar. Procure analisar os cases de sucesso de cada empresa fornecedora de serviços e soluções. Comece pelos cases apresentados no site das empresas, então, navegue no Reclame Aqui e nas reportagens que encontrar pela internet sobre aquela marca.

Prepare-se para a transição. Se o departamento que você irá transferir para o outsourcing já existir, remaneje sua equipe para outros departamentos com antecedência. Comunique-se sempre de maneira positiva com sua equipe, evitando deixá-la com medo ou infeliz com a mudança. Caso o outsourcing consista na criação de uma área nova para sua empresa, também é importante haver um planejamento para que tudo seja feito dentro do prazo.

Não deixe de acompanhar o desempenho da empresa terceirizada. É preciso que tudo esteja alinhado com o objetivo e índices de excelência de sua empresa. Lembre-se sempre que outsourcing é uma parceria estratégica que veio para somar conhecimento à sua empresa.

 

Como ocorre o outsourcing de cada área?

Independentemente do segmento da sua empresa, você pode terceirizar seu core business. Praticamente todas as áreas podem passar pelo processo de outsourcing. Veja exemplos de cada área:

- Planejamento estratégico: terceirizar a área de planejamento para obter pessoal com alto nível de conhecimento e softwares modernos pode impulsionar sua empresa e até dobrar seu faturamento.

- Marketing e vendas: outsourcing muito comum, feito principalmente por meio de agências de publicidade e marketing, que cuidam da divulgação de certos produtos e serviços, além do branding da marca.

- Recursos humanos: trata-se da contratação de uma empresa para realizar os processos de recrutamento e seleção de novos profissionais (ou a substituição de profissionais).

- Informática e TI: exatamente o que a Produtiva faz. Nesse outsourcing, você deixa a terceirizada cuidar da gestão de equipamentos complexos, base de dados, análises, assistência técnica, instalação de softwares para otimizar, inclusive, o funcionamento de outras áreas, entre outras tarefas.