Notícia

EaD ajuda a conciliar rotina corrida com busca por mais conhecimento


EaD ajuda a conciliar rotina corrida com busca por mais conhecimento

Sem perder tempo com deslocamento, estudantes optam cada vez mais por essa modalidade

Avenida movimentada, hora do rush. Grande parte das pessoas está acostumada a passar bastante tempo para se locomover depois de um dia de trabalho, já que os horários de pico costumam ser bastante complicados. Nem sempre é possível dobrar a jornada e ir para um curso noturno ou mesmo comprometer-se a chegar em um certo local com hora marcada. Por isso, o ensino a distância tem se tornado o grande aliado das pessoas que têm uma rotina corrida: você não perde tempo com deslocamento e ainda pode usar o tempo já gasto para estudar.

As plataformas e ferramentas de ensino a distância (EaD) estão cada vez mais avançadas e repletas de possibilidades. Isso significa que os recursos audiovisuais estão igualmente mais bem trabalhados e podem ser usados com mais facilidade – você pode ouvir uma aula ou podcast enquanto está no ônibus ou dirige, por exemplo. Ou seja, é possível otimizar o tempo para conseguir aproveitar mais os seus estudos e atividades extras.

 

Com EaD, falta de tempo não prejudica o objetivo de estudar

A realidade de grande parte das pessoas é a dupla jornada, que inclui trabalhar e estudar. Isso pode ser bastante cansativo e extinguir praticamente todo o tempo livre, mas é possível driblar isso com o ensino a distância.

Horário de almoço, folgas, intervalos. Tudo isso pode se transformar em um tempo hábil para estudos, para ver aulas e para realizar suas tarefas. Ao final do dia, você percebe que esses pequenos espaços de tempo entre o seu trabalho podem representar mais tempo de estudo do que seria possível em uma sala de aula.

Para Valéria Martins, Diretora de Marketing da Produtiva,  praticamente todas as pessoas têm internet em seus aparelhos celulares e podem acessar a rede de qualquer lugar. Ésó pararmos para pensar que antes de dormir ou quando acordamos, sempre damos aquela “olhadinha”. É impressionante percebermos o quanto estamos acessíveis.  Por isso, podcasts e videoaulas gravadas são os grandes aliados do ensino a distância, já que permitem que qualquer lugar possa ser visto como um ambiente de estudo.

 

Horário comercial

Mesmo para quem estuda no período noturno, não é fácil chegar até o local. Além disso, muitas pessoas que têm filhos ou dependentes não podem abrir mão desse período do dia.

É nesse ponto que o EaD se torna um grande diferencial: você pode ver as aulas durante a noite, de madrugada e aos finais de semana. Com isso, pessoas que nunca teriam a oportunidade de estudar podem ter acesso ao curso dos sonhos e ampliar sua formação curricular.

 

EaD quebra barreiras geográficas

Em muitas cidades, não existe o curso de seu interesse ou mesmo instituições de ensino preparatório ou superior. No caso das pessoas que vivem nessa cidade e querem estudar, o tempo e o custo do deslocamento podem ser grandes empecilhos para a realização dos planos.

Ainda que muitos cursos feitos na modalidade EaD exijam uma certa frequência, como para a realização de provas, é possível conciliar bem melhor esses horários com as mínimas possibilidades de deslocamento.

A verdade é que o desgaste do deslocamento pode, inclusive, prejudicar o desempenho escolar do aluno. A pessoa que estuda a distância evita esse problema e pode dosar melhor seu tempo com base somente nas atividades que devem ser realizadas – elas não precisam tirar ainda mais horas de sono e outros momentos de sua rotina.

 

Custo que cabe no bolso

Em tempos de crise, uma boa colocação profissional depende muito de um bom currículo, mas também reduz o orçamento disponível para gastos com cursos.

Como os custos de uma instituição EaD são menores – pois há menos gastos com eletricidade, aluguel e instalações físicas –, o EaD ajuda as pessoas a não precisarem se desdobrar para trabalhar ainda mais para arcar com as aulas. Além disso, há economia com custos de transporte e alimentação, o que gera uma grande diferença de orçamento do final do mês.