Notícia

Podcast pode ser uma alternativa simples e eficiente para a educação a distância


Podcast pode ser uma alternativa simples e eficiente para a educação a distância

Especialista indica como montar um curso online de sucesso utilizando recursos simples, mas eficazes.

Estruturar um curso online requer alguns cuidados. Primeiro, é preciso focar 100% no público-alvo para, então, investir em recursos multimídias que deixarão as aulas mais dinâmicas e interessantes.

Ao lançar um curso online, os organizadores, geralmente, definem um perfil do aluno-alvo: sabem sua idade média, onde ele trabalha, o que ele anseia profissionalmente, suas expectativas e frustrações. Dessa forma, planejam todo o conteúdo do curso online para atender a este aluno.

Independentemente da plataforma de EAD (ensino a distância) escolhida, é necessário investir em recursos multimídias. A aula online precisa ser dinâmica para que o aluno não disperse, afinal, ele estará na casa dele e, com certeza, acharia outras atividades para fazer em instantes.

Uma aula dinâmica conta com alguns recursos multimídias, como infográficos, apresentações, podcasts e contação de histórias, além da possibilidade de um aluno se comunicar com outro ou com o professor.

Valéria Martins, Diretora de Marketing da Produtiva, explica como lançar um curso online de sucesso, investindo pouco, mas com muito foco:


Invista em storytelling

Storytelling ou contação de histórias pode ser usado no sistema EAD para desenvolver a capacidade interpretativa dos alunos. Os próprios professores podem criar histórias com personagens e situações para estimular a imaginação e o aprendizado de seus alunos.

As histórias podem ser usadas para demonstrar teorias ou reproduzir acontecimentos. Elas precisam ter a ver com o conteúdo do curso e, através de uma narrativa, passar informações sobre a matéria. Dados técnicos, geralmente, são mantidos fora da história, para que a narrativa se torne mais natural.

Quando bem contada, a história forma um significado na mente dos alunos, fazendo com o que os aprendizados sejam para sempre.

A criação de uma história não envolve muitos custos. O professor precisará escrever uma narrativa com começo, meio e fim, além de desenvolver meios multimídias para deixar o processo dinâmico e não cansar o ouvinte. Apresentações com slides, inserção de músicas, criação de personagens com perfis similares aos dos alunos, vídeos e animações, e muitas outras técnicas podem ser utilizadas.

É possível ainda se formar contador de histórias, especializando-se em EAD. Diversos cursos (inclusive, online) ensinam o caminho.


Faça podcasts

O podcast é um arquivo de áudio digital que pode conter todo o conteúdo de um curso EAD. Com a falta de tempo hoje, ele se torna alternativa para estudar rentabilizando tempo: é possível ouvir os áudios dirigindo, praticando atividades físicas ou nos intervalos do horário de trabalho.

“A opção é bastante atrativa porque não depende de nenhuma plataforma especial”, conta Valéria Martins.

O professor pode também gravar um podcast como material complementar à aula ou ainda indicar podcasts com entrevistas realizadas em rádios ou programas online.

O podcast é uma alternativa simples e de baixo custo que pode incrementar seu curso online.


Utilize sempre recursos tecnológicos

O professor pode optar por exibir trechos de vídeos nas aulas, apresentando cases da vida real, montar uma apresentação multimídia ou ainda utilizar recursos como infográficos. Tudo o que for deixar a aula mais dinâmica e menos cansativa é extremamente válido.

Toda aula online precisa também disponibilizar esse conteúdo para o aluno baixar e estudar posteriormente. Então, é preciso compactar tudo o que for utilizado em aula em uma apostila.


Conte com uma boa plataforma de EAD

Uma aula online não se faz apenas com a transmissão de vídeos. É importante que o aluno conte com uma plataforma de EAD para interagir, fazer perguntas aos professores e até fazer trabalhos em grupo com colegas.

A plataforma também deve possibilitar que o aluno realize provas ou faça uploads de seus trabalhos.

O material utilizado em aula também pode ser disponibilizado pela plataforma, possibilitando que o professor controle quantos alunos fizeram o download ou até quantos alunos curtiram ou descurtiram o conteúdo. Sim, é possível criar uma plataforma personalizada, profissionalizando o ensino de uma escola online.

Para isso, é recomendado contar com empresas especializadas em EAD, como a Produtiva, que produz, hospeda e faz tutoria de cursos de ensino a distância.