Notícia

PSA ou PPM? Saiba qual ferramenta de gestão de negócios é a melhor


PSA ou PPM? Saiba qual ferramenta de gestão de negócios é a melhor

Especialista dá dicas para você saber qual melhor funciona para o seu negócio.

Gerenciar uma empresa sendo ela pequena ou grande é sempre um desafio. A situação se torna complexa quando não existem processos e as estruturas são elaboradas de modo superficial ou sem planejamento estratégico. Atualmente, há diversos softwares e modelos para gestão de projetos e equipes para diversos tamanhos de empresas.

Como escolher a ferramenta adequada a seu porte e linha de negócios? O primeiro passo é selecionar a linha de atuação da ferramenta, se será PPM - Portfólio e Project Management, uma abordagem orientada e centrada no gerenciamento do projeto, ou se será PSA - Professional Services Automation, que tem o foco nas equipes e suas tarefas. A seguir, algumas informações úteis sobre PSA e PPM.

Se a dificuldade está em gerenciar vários projetos ao mesmo tempo, o ideal é passar para uma solução PPM. A ferramenta é o primeiro passo para sair do controle através das tabelas básicas do Excel e transformar o gerenciamento em algo mais profissional. Ela evita a má alocação de recursos, centralizando a entrada e gestão de dados e tornando mais fácil a comunicação do status do projeto. Funcionam muito bem para as empresas que alto índice de terceirização e/ou com controle de entregas/produção maduro.

Outra opção é o PSA, conhecida como Automação de Serviços Profissionais. A ferramenta é mais “robusta” e possui compatibilidade com mais softwares de gestão como ERPs e gestão de pessoal. Esta linha de ferramentas tem o foco gerencial nas equipes profissionais, ao invés do projeto. São mais próximas a realidade das empresas que utilizam mão de obra intensivamente e precisam de controle sobre as produções e ociosidade dos times.

Independentemente de qual linha de ferramentas, PPM ou PSA, seja adequado a sua empresa, o ideal é escolher uma ferramenta que inclua gestão de projetos, gestão de recursos, contabilidade do projeto, planilhas de apontamento de horas (timesheet), gestão de despesas e ferramentas de análise.

No início, a gestão por ferramentas requer atenção por parte dos colaboradores para que sua implementação seja feita com sucesso. Uma vez que sua metodologia é compreendida, a utilização se torna fácil. Além de economizar tempo, também é possível emitir relatórios complexos mais rápidos com integrações de todas áreas.